segunda-feira, 18 de março de 2013

MSC Preziosa realiza seu primeiro cruzeiro!


Após ser oficialmente incorporado na frota da MSC Crociere na semana passada, o MSC Preziosa partiu na sexta-feira em seu primeiro cruzeiro oficial. Uma viagem pré-inaugural entre St. Nazaire, na França e Gênova, na Itália, entre as escalas deste cruzeiro, está Lisboa, onde o navio atracou no sábado. Neste dia, pela primeira vez o agora navio da MSC recebeu a imprensa e agentes de viagem para sua apresentação. Rui Agostinho e Ricardo Martins foram convidados a ir a bordo pela MSC Portugal, a quem agradecemos a gentileza. Uma vez a bordo, eles puderam conferir os interiores do quarto navio da classe Fantasia, que estará no Brasil no final de Novembro.
Além de quarto, o Preziosa é o último navio da classe Fantasia, e assim como o Divina, apresenta algumas alterações em relação aos primeiros gêmeos da classe, Fantasia e Splendida. Entre o primeiro e o último navio da classe Fantasia, as diferenças são maiores; elas começam com a decoração de algumas áreas públicas, em especial o esquema de cores, e terminam em um tobo-água de 120 metros na área externa, passando por restaurantes e novas lojas. Estas últimas foram criadas no espaço que antes era ocupado pelo Cigar Lounge no Fantasia, que agora abriga perfumarias. Dois novos restaurantes ocupam no Preziosa a área que nos outros navios da classe era o restaurante mexicano tex-mex, um deles, uma filial da rede italiana Eataly.
Ainda nos decks inferiores, o lounge de popa, no Preziosa chamado Safari, ganhou alguns metros quadrados com o remanejamento de áreas operacionais para outras áreas. O restaurante de dois andares, Golden Lobster no Preziosa, também ganhou mais espaço e várias novas mesas, expandindo-se para a área que antes era ocupada pela livraria e cyber café. Este último, foi colocado na área onde funcionava o centro de convenções do Fantasia, e este, por sua vez, foi transferido para a área da discoteca, nos decks mais altos do navio, em um local pouco utilizado nos primeiros navios da classe, que serviria como uma balada mais exclusiva, provavelmente para membros do Yatch Club; já a biblioteca, divide agora espaço com um dos vários bares do átrio principal.
Outra alteração que o projeto do Preziosa trás em relação ao Fantasia é o boliche no Sports Bar, que já havia sido incorporado em outros navios da classe, e mesmo no MSC Magnifica, da classe Musica. No Preziosa, estão disponíveis duas pistas de 50m², que podem ser usadas pelos passageiros mediante pagamento de uma pequena taxa. Nos decks ocupados pelas cabines também há uma importante alteração. A superestrutura do navio, que nessa região se estreita, foi modificada, de forma a poder criar espaço para a criação de mais cabines internas do que no Fantasia e Splendida. Assim, várias das cabines dessa categoria foram retiradas dos decks inferiores, e agora estão concentradas na área próxima ao átrio, entre os decks  8 e 13.
Na região das piscinas houveram poucas alterações. A principal é a modificação da piscina de popa, que agora, assim como no Divina, possui borda infinita e foi ligeiramente aumentada. Os diferenciais do Preziosa estão no deck superior ao das piscinas, assim como a Royal Caribbean vêm fazendo com seu Viking Crown Lounge, a MSC otimizou o espaço no que no Fantasia é a Liquid Disco, e agora, além do centro de convenções e da boate propriamente dita, o local também possui um restaurante com temática dos anos 50, cobrado a parte, e nomeado Galaxy. Anexo fica o fliperama, um pouco menor do que o do Fantasia, o cinema 4D e o simulador de F1. Ainda neste andar, duas outras áreas foram otimizadas, uma delas antes sem utilização definida, atrás da quadra no Fantasia, agora ganhou jacuzzis e espreguiçadeiras, e a outra, é talvez a principal alteração entre os navios. Exclusivamente o Preziosa, na frota da MSC, possui um parque aquático infantil, e um grande toboágua para adultos, chamado Vertigo, que percorre 120 metros e três decks. 
Além dessas atrações, o Preziosa oferece muito do que os outros navios da classe Fantasia também oferecem, como piano bar, casino, teatro de três andares entre outros, e também o MSC Yatch Club, um conceito diferenciado da MSC, que cria um ambiente exclusivo com piscina, lounge e restaurante exclusivos para os hóspedes de determinadas suítes. A embarcação, maior da frota da MSC Crociere, e uma das maiores da frota européia, possui 333 metros de comprimento, 38 de largura e 67 de altura. É capaz de atingir os 24 nós de velocidade, e sua ocupação máxima ronda os 4,000 passageiros, enquanto que em uma base dupla é de 3,500 pessoas, servidos por 1,388 tripulantes. A partir da próxima semana partirá semanalmente de Gênova na Itália para um roteiro de sete noites no Mediterrâneo, com escalas em Napoles, Messina, La Goulette, Barcelona e Marselha, sendo que nestes três portos também é possível realizar embarque.
Em sua primeira temporada de inverno seguirá para a América do Sul, e em substituição ao MSC Fantasia realizará os cruzeiros com destino ao Nordeste e embarque em Santos, além de vários mini-cruzeiros. Além dele, estarão no Brasil o Magnifica, o Orchestra e o Poesia - esse último só de passagem, com embarques exclusivamente em Buenos Aires. Com a entrega do Preziosa, a MSC deixa de ter navios sob encomenda, ou seja, não terá nenhum navio entrando em operação em sua frota em pelo menos dois anos, que é o tempo mínimo necessário para a construção de um navio de cruzeiro. As conseqüências disso, só poderão ser conhecidas com o passar dos anos, uma vez que desde o começo dos anos 2000 a MSC nunca esteve em situação semelhante. Algo a se considerar, porém, é que por outro lado, a frota da companhia também nunca foi tão grande. De qualquer forma, uma coisa é certa, o ritmo de novidades na América do Sul pode diminuir sensivelmente caso nenhum novo navio seja encomendado pela companhia da família Aponte.
Para ver mais fotos do interior do navio, clique aqui
Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Rui Minas Agostinho e Ricardo Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário