Mais um passo decisivo foi dado na última sexta-feira (27) pela prefeitura para a revitalização da antiga área portuária do Valongo com a apresentação dos estudos de viabilidade técnica, econômica, social e ambiental da iniciativa pela empresa Ove Arup & Partners, contratada pela administração municipal.
Com as obras viárias da Codesp, cujo início está previsto para 2013, o projeto vai transformar a área degradada e sem uso entre os armazéns 1 e 8 com a construção de terminal de cruzeiros, marina, centro de negócios, escritórios e hotéis, bares, restaurantes, galerias de arte, Instituto Oceanográfico da USP e do Instituto de Ciências do Mar da Unifesp, museu portuário, espaços para contemplação, informações turísticas, feiras e eventos.
A nova estrutura será totalmente integrada ao Centro Histórico e ao Valongo, promovendo a aproximação da cidade com o mar e o porto, além do desenvolvimento econômico, social e ambiental da região e do município.
Garantindo a ligação dos bairros com a linha da água, um novo conceito de mobilidade urbana está contemplado nos estudos, priorizando o pedestre e o transporte coletivo no lugar dos automóveis. Para isso, propõe mudança no traçado do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) da Rua João Pessoa para a General Câmara e Amador Bueno, contribuindo ainda para a melhoria dessas vias.
Integrada ao projeto 'Porto Valongo Santos', a obra do mergulhão (passagem subterrânea para caminhões), sob responsabilidade da Codesp, deve ter início no próximo ano com recursos garantidos pelo governo federal. O processo de licitação está sendo concluído.
“O Porto Valongo é a transformação total da imagem de Santos e a coloca no contexto mundial, aproveitando melhor a área pública e oferecendo novas alternativas de lazer e entretenimento. Concluímos a etapa mais difícil apresentando um projeto completo. Agora daremos passos concretos em direção à construção de tudo isso”, disse o prefeito João Paulo Tavares Papa, destacando que na sequência virão as audiências públicas, licenciamentos e licitações para o setor privado, que terá a concessão do espaço por 25 anos.
Segundo a Ove Arup, a proposta santista de revitalização do Valongo segue modelos de sucesso empregados em cidades portuárias no Canadá, Singapura, Japão, China, Espanha e Estados Unidos, levando em conta o plano de revitalização criado a partir de 2008 pela prefeitura e Codesp, com apoio da Secretaria Especial de Portos, do governo federal. Por meio de licitação internacional, a prefeitura contratou a empresa especializada Ove Arup para elaborar o plano de ocupação e estudos de viabilidade.
Desenvolvimento
Com as obras viárias da Codesp, cujo início está previsto para 2013, o projeto vai transformar a área degradada e sem uso entre os armazéns 1 e 8 com a construção de terminal de cruzeiros, marina, centro de negócios, escritórios e hotéis, bares, restaurantes, galerias de arte, Instituto Oceanográfico da USP e do Instituto de Ciências do Mar da Unifesp, museu portuário, espaços para contemplação, informações turísticas, feiras e eventos.
A nova estrutura será totalmente integrada ao Centro Histórico e ao Valongo, promovendo a aproximação da cidade com o mar e o porto, além do desenvolvimento econômico, social e ambiental da região e do município.
Garantindo a ligação dos bairros com a linha da água, um novo conceito de mobilidade urbana está contemplado nos estudos, priorizando o pedestre e o transporte coletivo no lugar dos automóveis. Para isso, propõe mudança no traçado do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) da Rua João Pessoa para a General Câmara e Amador Bueno, contribuindo ainda para a melhoria dessas vias.
Integrada ao projeto 'Porto Valongo Santos', a obra do mergulhão (passagem subterrânea para caminhões), sob responsabilidade da Codesp, deve ter início no próximo ano com recursos garantidos pelo governo federal. O processo de licitação está sendo concluído.
“O Porto Valongo é a transformação total da imagem de Santos e a coloca no contexto mundial, aproveitando melhor a área pública e oferecendo novas alternativas de lazer e entretenimento. Concluímos a etapa mais difícil apresentando um projeto completo. Agora daremos passos concretos em direção à construção de tudo isso”, disse o prefeito João Paulo Tavares Papa, destacando que na sequência virão as audiências públicas, licenciamentos e licitações para o setor privado, que terá a concessão do espaço por 25 anos.
Segundo a Ove Arup, a proposta santista de revitalização do Valongo segue modelos de sucesso empregados em cidades portuárias no Canadá, Singapura, Japão, China, Espanha e Estados Unidos, levando em conta o plano de revitalização criado a partir de 2008 pela prefeitura e Codesp, com apoio da Secretaria Especial de Portos, do governo federal. Por meio de licitação internacional, a prefeitura contratou a empresa especializada Ove Arup para elaborar o plano de ocupação e estudos de viabilidade.
Desenvolvimento
Junto com a revitalização portuária e a ligação com a cidade, a tônica do Porto Valongo é o desenvolvi- mento econômico, social e ambiental da cidade. De acordo com os estudos, o empreendimento vai gerar 1.200 empregos diretos permanentes e 1 mil temporários durante a construção. O projeto considera ainda aspectos ambientais com a redução de tráfego de carga e poluição sonora e criação de áreas verdes. Do ponto de vista econômico ainda aumentará o valor agregado na área do Centro histórico e a captação de impostos gerados pelos usos comerciais do projeto (ICMS e ISS).
Estão previstos R$ 554,133 milhões em investimentos da iniciativa privada, sendo R$ 177,954 milhões de infraestrutura e R$ 362,525 milhões de edificações. A superfície total de área construída será de 140 mil m². Serão feitas edificações e intervenções em terra e no mar, além da acessibilidade ao empreendimento.
Para o secretário de Assuntos Portuários e Marítimos, Sérgio Aquino, a conclusão dos estudos representa mais uma etapa vencida para a concretização do Porto Valongo. “O empreendimento é viável sob todos os aspectos. Agora vamos avançar na regulamentação, adequação da legislação, aprovações junto à Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e audiências públicas, para lançar as licitações no primeiro semestre de 2013”.
“É com grande alegria que cumprimos mais uma etapa deste processo, que não se iniciou hoje. Ratificamos a parceria com a iniciativa pela recuperação, desenvolvimento do porto de Santos e sua integração com a cidade”, destacou o presidente da Codesp, José Roberto Correia Serra.
Projeto tem caráter transformador
Estão previstos R$ 554,133 milhões em investimentos da iniciativa privada, sendo R$ 177,954 milhões de infraestrutura e R$ 362,525 milhões de edificações. A superfície total de área construída será de 140 mil m². Serão feitas edificações e intervenções em terra e no mar, além da acessibilidade ao empreendimento.
Para o secretário de Assuntos Portuários e Marítimos, Sérgio Aquino, a conclusão dos estudos representa mais uma etapa vencida para a concretização do Porto Valongo. “O empreendimento é viável sob todos os aspectos. Agora vamos avançar na regulamentação, adequação da legislação, aprovações junto à Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e audiências públicas, para lançar as licitações no primeiro semestre de 2013”.
“É com grande alegria que cumprimos mais uma etapa deste processo, que não se iniciou hoje. Ratificamos a parceria com a iniciativa pela recuperação, desenvolvimento do porto de Santos e sua integração com a cidade”, destacou o presidente da Codesp, José Roberto Correia Serra.
Projeto tem caráter transformador
Um projeto transfor- mador que vai colocar a cidade no cenário interna- cional, atraindo mais visitantes e divisas ao município e aos moradores. Este foi o consenso entre o público que assistiu à apresentação do estudo de viabilidade do 'Porto Valongo Santos', feita pelo arquiteto Pablo Lazo, diretor da Ove Arup, no salão nobre da prefeitura, a autoridades, empresários, representantes de universidades, sindicatos e instituições portuárias e sociais.
“A prefeitura agiu corretamente buscando um projeto belíssimo. A cidade não será a mesma depois desta edificação. Santos está sendo pioneira e tenho certeza de que será referência para outras cidades portuárias do país”. Manoel Chaves, engenheiro naval.
“Gostei muito do que vi. Realmente acho que não poderia ser melhor. Como outras cidades já fizeram, inclusive Belém, a revitalização de áreas portuárias obsoletas é um processo que não tem volta”. Gustavo Leão, arquiteto da Secretaria de Estado da Cultura do Pará.
“As soluções de revitalização portuária demoram muito, mas os resultados são grandes e vantajosos para a cidade. Este projeto apresentado para Santos tem os fundamentos necessários de sustentabilidade para se tornar realidade e posicionar o município em nível internacional”. José Ramón Ruiz Manso, secretário da Junta de Governo de Santander (Espanha) e membro do comitê científico da RETE (Associação Internacional para a Colaboração entre Portos e Cidades).
Porto Valongo Santos
Atividades previstas:
- Terminal de cruzeiros com capacidade para três navios a aproximadamente 12 mil passageiros por dia
- Zona de marina com 195 pontos de atração para embarcações de 10, 15 e 25 m, inclusive vagas para megas iates. Três pontos de embarcação para autoridades do sistema portuário (Polícia Federal, Alfândega, Guarda Portuária); instalações, edificações e embarcações de apoio ao aeroporto civil e para Base Aérea; e outro local para o transporte público de passageiros
- Centro de negócios, escritórios e hotéis
- Bares, restaurantes e galerias de arte
- Instituto Oceanográfico da USP e Instituto de Ciências do Mar da Unifesp
- Museu Portuário e Hotel Boutique
- Espaços para contemplação com 20 mil m² de área verde e de lazer
- Área para informações turísticas e espaço para feiras e eventos
“A prefeitura agiu corretamente buscando um projeto belíssimo. A cidade não será a mesma depois desta edificação. Santos está sendo pioneira e tenho certeza de que será referência para outras cidades portuárias do país”. Manoel Chaves, engenheiro naval.
“Gostei muito do que vi. Realmente acho que não poderia ser melhor. Como outras cidades já fizeram, inclusive Belém, a revitalização de áreas portuárias obsoletas é um processo que não tem volta”. Gustavo Leão, arquiteto da Secretaria de Estado da Cultura do Pará.
“As soluções de revitalização portuária demoram muito, mas os resultados são grandes e vantajosos para a cidade. Este projeto apresentado para Santos tem os fundamentos necessários de sustentabilidade para se tornar realidade e posicionar o município em nível internacional”. José Ramón Ruiz Manso, secretário da Junta de Governo de Santander (Espanha) e membro do comitê científico da RETE (Associação Internacional para a Colaboração entre Portos e Cidades).
Porto Valongo Santos
Atividades previstas:
- Terminal de cruzeiros com capacidade para três navios a aproximadamente 12 mil passageiros por dia
- Zona de marina com 195 pontos de atração para embarcações de 10, 15 e 25 m, inclusive vagas para megas iates. Três pontos de embarcação para autoridades do sistema portuário (Polícia Federal, Alfândega, Guarda Portuária); instalações, edificações e embarcações de apoio ao aeroporto civil e para Base Aérea; e outro local para o transporte público de passageiros
- Centro de negócios, escritórios e hotéis
- Bares, restaurantes e galerias de arte
- Instituto Oceanográfico da USP e Instituto de Ciências do Mar da Unifesp
- Museu Portuário e Hotel Boutique
- Espaços para contemplação com 20 mil m² de área verde e de lazer
- Área para informações turísticas e espaço para feiras e eventos
Texto e Imagens (©) Copyright Prefeitura de Santos.
Fonte : WorldCruises.com
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