terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Grupo mexicano trará dois navios para Santos na Copa do Mundo

O Porto de Santos deverá receber dois navios de cruzeiro, pelo menos, durante a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. É o que garante o presidente do grupo mexicano Mundomex, Luis Quintero, que esteve na Cidade no ano passado para conhecer a infraestrutura portuária e alguns pontos turísticos da região. A empresa é credenciada pela Fifa para vender pacotes turísticos para o maior evento esportivo do mundo. 

De acordo com Quintero, que esteve em Santos acompanhado do coordenador de convenções do Mundomex, Rafael Nosti, os navios já foram reservados para hospedar os cerca de 15 mil mexicanos que deverão vir ao Brasil para assistir as partidas do campeonato. Além disso, também estão garantidos 86 voos charter (fretados). O projeto inicial é que os turistas cheguem de avião. 


As informações foram reveladas a empresários da região e confirmadas, por e-mail, para A Tribuna. Os nomes dos navios que irão navegar pela costa brasileira em meados de 2014 ainda não foram definidos. 

Entretanto, já foram cogitadas duas embarcações, o Grandeur of the Seas, da Royal Caribbean, e o MSC Musica, da MSC Cruzeiros. Segundo Quintero, a expectativa é que o contrato com as operadoras seja assinado nesta semana. Ele afirmou ainda que apenas uma das embarcações ficará no Brasil durante toda a Copa
 previsão é que os navios façam escalas em Santos, Rio de Janeiro, Fortaleza (CE), Recife (PE), Natal (RN) e Salvador (BA). Mas os embarques e desembarques deverão ocorrer apenas no complexo santista, no Rio e em Recife.

Os roteiros vão ser definidos com base no sorteio das chaves da competição, que vai apontar os locais e horários das partidas da seleção do México. Por enquanto, foi mencionado somente que as viagens vão durar de cinco a 20 dias. 

A visita dos mexicanos a Santos e a outras cidades do País foi preponderante para que decidissem trazer os navios e os turistas ao Brasil, durante a Copa. Eles ficaram surpresos com a estrutura que encontraram, sobretudo, no Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, no Porto de Santos. 

“Mostramos as instalações, a estrutura, o funcionamento, e também falamos sobre o projeto de alinhamento do Cais de Outeirinhos (que permitirá a atracação de até seis navios em frente ao terminal). Eles disseram que não tinham ideia de que havia uma estrutura como essa por aqui”, destacou o diretor do terminal, Flavio Brancato. 

Conforme explicou Brancato, a ideia do Mundomex é que os navios façam algumas viagens pela costa brasileira, mas também fiquem estacionados em Santos, operando como hotéis flutuantes. “Nesse caso, o terminal funcionará como na temporada. Talvez, tenhamos apenas que disponibilizar um trabalho 24 horas, já que o hóspede pode querer sair de madrugada. Mas isso, com certeza, não é um problema”, afirmou o diretor, ressaltando a questão da segurança. “Todos terão que se preparar para isso, inclusive a Cidade”.

Satisfeito, Flávio Brancato acredita que a vinda de embarcações durante a Copa pode funcionar como um teste, já que sempre foi discutida a ideia de o Brasil receber navios de cruzeiro o ano inteiro, não apenas no verão. “Esse projeto dos mexicanos pode ser estendido a qualquer um”.

Além do terminal, os empresários estiveram no Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube, na Vila Belmiro, na sede da Secretaria de Turismo (Setur) e na orla da praia. “Eles ficaram surpresos com a Cidade. Destacaram a beleza e, principalmente, a proximidade com São Paulo”, disse o presidente do Santos e Região Convention & Visitors Bureau, Luiz Dias Guimarães, que recebeu os mexicanos na Setur.

Pacotes
O lançamento dos pacotes de cruzeiros para a Copa de 2014 está marcado para a próxima quinta-feira, no México. “Fomos convidados para participar do evento, que terá 1.500 pessoas. Vamos ficar lá de 24 (hoje) a 28 (sábado) deste mês. O Bureau terá um stand de 24 metros quadrados para mostrar Santos aos mexicanos”, explicou Guimarães, que aproveitará para se reunir com dirigentes da Federação Mexicana de Futebol.

“O objetivo é convidá-los para conhecer Santos. Queremos que fiquem aqui como cidade-base. O México é um dos países cujos torcedores mais viajam, durante a realização dos jogos. E os 15 mil mexicanos vão querer ficar próximos dos jogadores”, destacou o presidente do Bureau. 
 
Operadoras
Apesar dos detalhes divulgados pelo Mundomex, as operadoras de cruzeiro brasileiras não confirmaram a presença das embarcações para abrigar os torcedores. Elas reiteraram que ainda não existe nada oficial para a Copa. 

O presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), Ricardo Amaral, destacou que, por enquanto, não há nada firmado com nenhuma companhia. 

Não é de hoje que é discutida a possibilidade de as embarcações serem utilizadas como hotéis pelos turistas que vierem acompanhar os jogos no Brasil. O projeto, porém, não havia saído do papel. A Abremar sempre afirmou que as operadoras não tinham demonstrado interesse em trazer seus navios, devido aos custos e à alta temporada na Europa.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário