domingo, 15 de janeiro de 2012

sobrevivente é resgatado de dentro de navio naufragado na Itália

 

Acidente na sexta (13) matou 3 e ainda há ao menos 36 desaparecidos.
Havia 53 brasileiros a bordo, mas eles não estão entre mortos e feridos.
 
 
Um terceiro sobrevivente foi resgatado do interior do navio de cruzeiro Costa Concordia, que bateu e encalhou na costa da Toscana, na Itália, de acordo com um porta-voz dos bombeiros neste domingo (15).

Trata-se de Marrico Giampetroni, comissário-chefe de bordo.

As autoridades afirmaram que ele está em boas condições de saúde. Mas a imprensa local informou que ele teria uma perna quebrada.
 
 
Ele foi retirado do local de helicóptero.

O acesso ao tripulante foi difícil, porque os resgatistas tiveram de atravessar regiões alagadas dentro do navio, que virou e está parcialmente submerso no Mar Mediterrâneo.
 
 
O acidente, ocorrido na noite de sexta-feira próximo à ilha de Giglio, matou três pessoas, deixou pelo menos 14 feridos e ao menos 36 desaparecidos.
 
 
Horas antes, na madrugada de domingo, um casal sul-coreano em lua de mel havia sido resgatado de dentro do barco, depois que os bombeiros, que trabalhavam na parte emersa do Costa Concordia, ouviram seus gritos de socorro.

Tratava-se de Hye Jim Jeong e Kideok Han, de 29 anos.

Eles haviam embarcado no navio na cidade de Civitavecchia, poucas horas antes.

Equipe da tripulação foi vista em botes de embarque domingo de manhã, com o seu equipamento de mergulho, que incluía um capacete especial com uma luz frontal.
 
 
Eles então foram vistos tocando o casco com as mãos perto do corte de 50 metros de comprimento onde a água inundou e causou a virada do navio.

O navio chocou-se contra uma rocha, encalhou em um banco de areia próximo à ilha de Giglio, na Toscana, região central da Itália, teve seu casco quebrado, virou e ficou parcialmente submerso.

O acidente ocorreu a cerca de 40 quilômetros do continente, muito perto da ilha de Giglio.

Havia 53 brasileiros a bordo -47 passageiros e 6 tripulantes-, mas não há notícias de brasileiros entre os mortos, feridos ou desaparecidos, segundo o Itamaraty.

A empresa Costa Cruzeiros,  por intermédio de sua assessoria de imprensa no Brasil, deixou disponíveis os seguintes números de telefone para informações sobre os brasileiros, em São Paulo: 55-11-2123-3673 e 55-11-2123-3679.


O comandante do Costa Concordia, o italiano Francesco Schettino, foi detido e interrogado pelo procurador-chefe da localidade, Francesco Verusio.

De acordo com o jornal italiano "Corriere Della Sera", que ouviu o procurador, o comandante é acusado de abandonar o cruzeiro antes de dar ordens para a retirada dos passageiros da embarcação.
 
 
Do G1, com agências internacionais
Imagem: Copyright Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário