O tempo passa e vamos nos despedindo de mais uma temporada de cruzeiros marítimos no Brasil. Hoje dia 22 de abril o navio Armonia da MSC Cruzeiros fez sua última escala no porto de Santos antes de iniciar sua viagem rumo à Europa. A temporada 2011/2012 de cruzeiros marítimos na América do Sul movimentou 17 navios além de vários outros navios de longo curso. Nesta temporada que esta terminando o crescimento do mercado brasileiro deverá ser menor do que o apresentado nos últimos anos. Uma pena para um mercado com tanto potencial e que caminha para se tornar o quarto maior mercado de cruzeiros do mundo. Falta de infra estrutura portuária, burocracia e altas taxas ainda prejudicam o crescimento do setor. Diante do fato do país sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 vemos várias noticias de projetos, licitações e obras para terminais marítimos nos principais portos do país. Esperamos que estas obras possam se concretizar e dar um maior folego ao setor de cruzeiros no Brasil. Caso contrário o país corre o risco de perder competitividade para outros mercados. Algo, que aliás, já esta ocorrendo. Um exemplo disso é justamente o fato de que em 2011/2012 o número de navios na costa brasileira foi ligeiramente menor do que em algumas temporadas anteriores. Uma das consequencias disso é que o crescimento do mercado, óbviamente, também deverá ser menor conforme mencionado acima.
O fato da atual temporada estar terminando demonstra que o mercado brasileiro é um mercado sazonal. Assim, os navios vem ao país durante alguns meses por ano durante o verão quando acontece a temporada. O ideal é que essa sazonalidade pudesse ser deixada de lado de modo que pudéssemos ter cruzeiros o ano todo por aqui. Isso daria ao nosso mercado um aspecto de maior estabilidade e maturidade tal como ocorre em outras partes do mundo. Isso requer esforço, boa vontade e investimentos sérios para vencer os entraves do setor. É de vital importância também o investimento em novos roteiros. Por meio de tais medidas talvez pudéssemos até mesmo atrair novas companhias marítimas para o mercado brasileiro. Quem ganharia com isso seria o consumidor que teria mais opções e quem sabe melhores preços.
Mesmo sem as condições ideais o mercado brasileiro já caminha para ser o quarto maior do mundo. Isso, por si só, ja demonstra o potencial do setor em nosso país. Ora, com os investimentos e medidas necessárias certamente poderiámos estar em uma posição ainda melhor. Lembrando também que temos um vasto litoral repleto de belezas naturais e um clima tropical bastante propício aos cruzeiros marítimos. Nosso mercado ainda é relativamente jovem e tem muito que crescer. Será que um mercado como esse merece ficar estagnado?
Fonte : Cruzeiros e Navios
Texto : Silvio Brandão com todos os direitos reservados
Imagens : Daniel Capella e Paulinho Ricci
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