segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Passageira do Costa Pacifica sofre um AVC !

Um fato inusitado chamou a atenção de pessoas que estavam próximas à orla da Ponta da Praia, em Santos, no início da noite deste sábado. Por volta das 18h30, o navio Costa Pacifica, que deixava o Porto de Santos, teve que efetuar procedimento de emergência porque a passageira Márcia Fernandes Silva, de 52 anos, natural de Guaratinguetá, no Interior de São Paulo, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) a bordo e precisou ser desembarcada às pressas.

O comandante do navio foi informado da situação e comunicou o caso à Praticagem, que acionou a Capitania dos Portos solicitando início de procedimento para a remoção imediata da vítima.
Com a autorização, o navio foi conduzido ao fundeadouro 1, nas imediações da Praia do Góes, na saída do canal do porto, e ali aguardou até que a operação fosse concluída, por volta das 19h15.
O navio Costa Pacífica esteve atracado neste sábado , no Porto de Santos, no Terminal Marítimo Giusfredo Santini. A movimentação despertou a atenção das pessoas que estavam na orla de Santos. Elas tiveram a impressão de que a embarcação enfrentava problemas mecânicos ou havia encalhado.

Segundo um leitor que telefonou para A Tribuna, pelo menos quatro navios de carga ficaram aguardando o término do resgate para atracar.

A Praticagem e a Capitania dos Portos não confirmam o número de embarcações, mas informam que, em casos relativos à preservação da vida, o movimento de navios pode ser suspenso até que a situação se normalize.

Resgate
O resgate da passageira, realizado em embarcação do serviço de Praticagem, foi efetuado por volta das 19 horas. A paciente foi conduzida até o Centro de Operação da Praticagem (Ponte dos Práticos), nas proximidades no número 64 da Avenida Almirante Saldanha da Gama, na Ponta da Praia, onde uma ambulância a aguardava, segundo informou a assessoria de imprensa do serviço.

A mulher foi encaminhada ao Hospital Beneficência Portuguesa, em Santos. De acordo com o médico que atendeu a emergência, o cirurgião geral Alfredo Ponella, o quadro da paciente é estável. Na noite deste sábado, ela foi submetida a exames para diagnosticar o tipo de AVC que sofreu.


Texto (©) Copyright A Tribuna
Imagem (©) Copyright Paulinho Ricci

2 comentários:

  1. Eu, Fábio Fernandez Silva filho da passageira Márcia Fernandez Silva, natural de Guaratinguetá, que sofreu no dia 14 de janeiro de 2012 um AVC no Cruzeiro Costa Pacifica, venho por meio desta agradecer a equipe do navio e a de resgate em terra sobre a eficiência e rapidez no atendimento médico de emergência na cabine e no translado até o hospital Beneficiencia Portuguesa de Santos por meio de uma UTI Móvel com os cuidados médicos do cirurgião geral Dr. Alfredo Ponella que é um médico eficiente e atencioso.

    Durante sua internação no hospital Beneficiencia Portuguesa de Santos ela se manteve aos cuidados do Dr. Alfredo Ponella ( Cirurgião Geral ), Dr. Luiz Alberto Barreto ( Cardiologista ), Dr. Heraldo de Carvalho ( Neurologista ), Dra. Fabiana Marcondes Mackvicius ( Fisioterapeuta ) e das enfermeiras e atendentes que prestaram um socorro imediato e eficaz, o que fez com que a vida da paciente fosse preservada.

    Muito importante também foram os amigos e companheiros de viagem Luiz Paulo Cavalca e Maria Auxiliado Cavalca que juntamente a mim desembarcaram do navio e não seguiram viagem. Não posso esquecer de nosso amigo Osmar que desmarcou seus comprimissos para poder levar a minha avó Hilda Fernandez Silva e meu avô Luiz Gonzaga Silva até o hospital para nos fazer compania e nos dar força em um momento tão difícil como este. Tambem tenho a agradecer aos meus tios Luiz Gonzaga Fernandez Silva e Sonia Aparecida que deixaram tudo em sua cidade para nos dar atenção e apoio; a três pessoas muito especiais que conheci no hospital em um momento de desespero e que me deram apoio e atenção por todo o período que fiquei na cidade de Santos: Valéria Mesquita, Nara Mesquita e Amanda da Silva.

    A paciente foi transferida nesta quarta feira, dia 18, para sua cidade natal Guaratinguetá em uma ambulância UTI Móvel da Cardiocenter de Guaratinguetá aos cuidados do Dr. Eurico de Freitas ( Cardiologista ) e da Sra. Kelly que com muito carinho e atenção realizaram este transporte sem maiores problemas. A mesma foi internada no Hospital Frei Galvão de Guaratinguetá onde esta aos cuidados do Dr. Eurico de Freitas ( Cardiologista ) & Dr. Riberto ( Neurologista ) além de estar realizando tratamentos com fisioterapeuta e fonaudiologa.

    A passageira se encontra em estado de recuperação mas não corre nenhum risco.

    Agradecemos também ao jornal A Tribuna pelo interesse e divulgação do ocorrido, ao atendimento espetacular da Travel Ace ( Seguro do Navio ), aos cuidados da gerente Alexandra que tomou decisões importantes e necessárias no momento correto; ao Diretor do CEMIN que foi muito atencioso e eficaz; ao excelente atendimento da agente de viagens Debora Guatura da CVC de Guaratinguetá.

    Enfim, neste momento gostaria de agradecer a cada um de vocês, pois foi graças ao esforço, dedicação, atenção de vocês que tenho neste momento a minha mãe ao meu lado realizando o tratamento necessário e tendo uma boa reabilitação.

    MUITO OBRIGADO

    UM ABRAÇO

    Fábio Fernandez Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo que ela está melhor ! fico realmente feliz ao saber disso.
      No Pacifica minha mãe também teve que ir a enfermaria a bordo, pois ela estava com uma infecção e o médico atendeu ela muito bem.
      Abraços

      Excluir