Em abril, poucas semanas após o 100 º aniversário do naufrágio do RMS Titanic, o bilionário australiano Clive Palmer anunciou que estava financiando a construção de uma réplica moderna do dia.
"Vai ser tão luxuoso quanto o Titanic original, mas ... terá tecnologia state-of-the-art do século 21 e a mais recente de navegação e segurança" Palmer disse em um comunicado. Ele considerou o projeto "uma homenagem ao espírito dos homens e mulheres que trabalharam no Titanic original."
Com base em esforços anteriores para ressuscitar o grande navio, eu estimou o custo de tal empreendimento para executar mais de US $ 500 milhões. Palmer, no entanto, tem uma vantagem financeira com a sua fortuna superior a US $ 5 bilhões e um memorando de entendimento com a empresa chinesa Estaleiro Jinling CSC para construir o navio. No mês passado, a sua recém-criada empresa Blue Star Line (uma brincadeira com a White Star Line original que criou o Titanic) anunciou que tinha contratado a finlandesa Delta Marin para fazer uma revisão completa do projeto. A empresa de engenharia marinha altamente respeitada vai garantir que o navio vai ser compatível com toda a segurança e regulamentação de construção, bem como atender os critérios de projeto estabelecidos pela Blue Star Line.
Após o processo de revisão ser concluído, o projeto será, então, liberado para iniciar a construção, com final de 2012 como prazo previsto. O navio está programado para realizar a sua viagem inaugural em 2016.
"Titanic II vai ser regular na rota transatlântica entre Reino Unido e EUA", Palmer disse em um comunicado. "Este navio magnífico está sendo construído na memória do povo heróico que serviram no primeiro navio, bem como os passageiros que, infelizmente, partilharam a sua sorte."
"Queremos também reconhecer os artistas e artesãos cujas habilidades, criatividade e destreza nunca foi plenamente reconhecido por causa de serviço limitado do navio", acrescentou.
Enquanto o Titanic II vai visualmente compartilhar a mesma estética que seu antecessor, abaixo da linha de água que vai ser um navio moderno, mais eficiente. Longe vão estar os motores a carvão, substituídas com diesel motores. Outra novidade será uma proa de bolbo para maior eficiência de combustível, um leme alargada e propulsores de proa para maior capacidade de manobra, e solda no lugar de rebites.
De acordo com o comunicado de imprensa, mais de 20.000 pessoas já se inscreveram a Blue Star demonstrando interesse no projeto e futuras reservas. Detalhes do bilhete ainda não foram liberados.
Texto (©) Copyright MNN - Mother Nature Network.
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