sábado, 11 de fevereiro de 2012

Blitz apreende drogas no embarque do MSC Armonia

O clima de descontração, comum no embarque de um cruzeiro temático, deu espaço à apreensão de alguns turistas flagrados com drogas no Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, no Porto de Santos, ontem. Uma blitz da Polícia Federal e da Alfândega apreendeu dez comprimidos de ecstasy e três frascos de lança-perfume, além de porções que podem ser de maconha e cocaína.

As drogas foram encontradas durante vistoria das malas de passageiros que embarcaram ontem noMSC Armonia. O navio, fretado para uma viagem promocional de uma rádio paulistana, levou turistas para um cruzeiro de três noites com escalas em Búzios e Cabo Frio, no litoral fluminense.

Por ser temático e destinado ao público jovem, o Energia na Véia, como é chamado o cruzeiro, é considerado “de risco” pelas autoridades. Já os passageiros do navio Costa Fortuna, que seguiu ontem para um cruzeiro de nove noites pela América do Sul, não tiveram as malas revistadas.

O auditor fiscal da Receita Federal Ricardo Souza, que chefiou a operação, afirma que esta é a primeira de muitas fiscalizações nesta temporada. “Hoje, vistoriamos só o MSC Armonia pelo evento que acontece no navio. Enquanto houver esses cruzeiros temáticos no Porto de Santos, estaremos fiscalizando malas e passageiros”, destaca.

A operação contou com a participação de seis cães farejadores da Polícia Federal. Um deles encontrou uma bermuda, que foi deixada por um dos passageiros do lado de fora do saguão do Terminal.
Créditos: Irandy Ribas
Drogas foram encontradas durante vistoria nas malas feita com a ajuda de cães farejadores

Nos bolsos, os policiais encontraram um maço de cigarro com porções que pareciam ser de maconha. Além disso, dois flaconetes com um pó branco, semelhante a cocaína estavam na mesma peça de roupa.

Não se pode afirmar que o material encontrado eram drogas ilícitas, pois, até a tarde de ontem, não havia sido feito o narcoteste. O procedimento é necessário para comprovar se os itens são realmente maconha e cocaína.

Bagagens

A vistoria das malas aconteceu no setor de bagagens do Terminal de Passageiros. De acordo com o chefe da operação, os turistas participaram da operação. “As pessoas viam e sabiam da fiscalização antes de entregarem a bagagem. Mesmo assim, tentaram passar e não conseguiram”.

Os três frascos de lança-perfume e os dez comprimidos foram encontrados com um grupo, em malas separadas. Após, o narcoteste, os agentes confirmaram que as pílulas eram de ecstasy.

Como a quantidade descoberta foi considerada pequena, os passageiros assinaram termos circunstanciados e foram liberados em seguida. A droga foi apresentada à Polícia Federal, que vai ouvir os passageiros. Segundo Souza, após o inquérito, os turistas devem cumprir pena alternativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário