quinta-feira, 8 de março de 2012


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) identificou sete pessoas com gripe e três com diarreia a bordo do navio de passageiros Balmoral, de bandeira das Bahamas, que chegou nesta quarta-feira ao Porto de Santos, com mais de 1.200 passageiros. A embarcação deixou o complexo santista às 00h26 desta quinta-feira. 

Após inspeção, que começou às 11 horas e terminou às 15 horas, o responsável pelo Posto Portuário da Anvisa em Santos, Acary de Oliveira, informou que o plano de limpeza e desinfecção da embarcação foi elevado para o alerta máximo e que a situação “está sob controle”. 

Das sete pessoas com gripe, cinco foram isoladas. “Elas estão bem de saúde. Estamos isolando só para não transmitir”, explicou Oliveira. 

Em relação aos casos de diarreia, o médico vê reflexos da longa jornada, associados ao perfil dos turistas. “A embarcação está correndo há 19 dias. A maioria dos passageiros tem mais de 60 anos. Provavelmente, com o processo de mudança alimentar, começaram a ter diarreia”. 

A inspeção da Anvisa no Balmoral ocorreu porque houve casos de gripe e diarreia antes de o navio chegar a Santos. Informações preliminares da vigilância sanitária uruguaia apontavam 30 pessoas com diarreia e 50 com gripe, números que não se confirmaram após os testes feitos em Santos. As amostras colhidas no Uruguai serão alvo de um estudo mais detalhado, que será divulgado em três a quatro dias. 
Inspeção da Anvisa a bordo do Balmoral teve início por volta das 11 horas e foi concluída às 15 horas

Após a visita da Vigilância Sanitária, os turistas foram liberados para um passeio pela Cidade, em ônibus contratados pela armadora inglesa Fred. Olsen, responsável pela embarcação. Alguns falaram com a imprensa, mas a maioria negou ter conhecimento de problemas de saúde a bordo. 

Um casal de londrinos, que preferiu não se identificar, negou que tenha enfrentado problemas durante o cruzeiro, ou que tenha visto outros passageiros doentes. Eles se mostraram felizes por conhecer o Brasil. 

Antes de chegar ao País, o Balmoral navegou pelo Pacífico, costeando o Chile até o Cabo de Hornos, no extremo sul da América do Sul. Na sequência, contornou o continente, escalou em Buenos Aires, na Argentina, e em Montevidéu, no Uruguai, antes de seguir para Santos. 

Os destinos seguintes no Brasil serão Ilhabela (Litoral Norte de São Paulo), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Recife (PE) e Fortaleza (CE). Depois, o navio cruzará o Atlântico e completará a viagem parando em Cabo Verde, na África, e Funchal, em Portugal, antes de voltar para a cidade inglesa de
Southampton.

Imagem : Daniel Capella 
Fonte : A Tribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário